segunda-feira, 4 de outubro de 2010

NÃO FOI BEM ASSIM QUE EU IMAGINEI ...



Conheço um casal com uma história emocionante de amor.

Eles eram adolescentes, já estavam com o casamento programado quando veio até ele a notícia bombástica: Ela estava grávida e o filho não era dele.

O rapaz tinha um amor tão grande pela moça que começou a pensar em maneiras de ocultar o termino do namoro para não expor a moça.(Mateus 1:20)

Meio abalado com a enxurrada de notícias que havia acabado de receber, ele resolve então ir dormir, aliviar a cabeça.

De repente é acordado por um ser diferente de todos os que já conheceu. Era um anjo, que veio lhe explicar todos os " porquês " que estavam atormentando sua mente. E antes que você pense, ele não estava sonhando.

Você muito provavelmente já conhece esta história, pois é a história que dá origem a biografia de Jesus.

O casal trata-se de José e Maria, e é sobre eles que quero falar neste texto.

Mas especificamente sobre José, homem obediente a Deus.

Não encontramos muito sobre José na bíblia, e o máximo de informações que consegui achar foi que ele era um carpinteiro muito corajoso, temente a Deus, e apaixonado por Maria. Afinal, só sendo muito apaixonado para aceitar uma mulher já com um filho em seu ventre.

José teve de fugir com Maria para Belém quando ela já estava prestes a ter Jesus, e o lugar mais aconchegante que conseguiram encontrar na noite do parto foi uma estrebaria.

Acredito que as orações de José naquele momento começavam mais ou menos assim:

Deus, eu a Maria não cometemos pecado nenhum para passar por isto. Já é noite, Maria esta prestes a ter Jesus e nós não temos nem um lugar limpo para ela ficar.
Por aqui não há médicos, um cama limpa, água quente. Não há sequer alguém que possa segurar a mão dela.
Deus, não foi bem assim que eu imaginei que meu filho nasceria, imaginei que como redentor da humanidade nós teríamos aqui milhares de pessoas trazendo presentes para o bebê, ou ao menos nossa família reunida.
As únicas testemunhas do nascimento do meu filho são ovelhas e vacas? Não foi bem isso que eu imaginei Senhor.
Fiz algo de errado? Que espécie de marido eu sou?
Quando o Senhor enviou seu anjo para falar sobre o filho que Maria estava esperando imaginei muita coisa, mas confesso que esta cena não passou por minha cabeça.
Se o Senhor não tinha um lugar melhor por que então não nos deixou ter o bebê em Nazaré mesmo? Pelo menos lá eu tinha uma casa.


É claro que a bíblia não menciona José fazendo esta oração, mas não foi difícil imaginar, afinal de contas eu muito provavelmente pensaria tudo isto.

Muitas vezes me peguei fazendo orações muito semelhantes a esta. Orações que me faziam pedir satisfações ao invés de ajudar.

É tendência do ser humano se preocupar quando as coisas não estão mais em nosso controle.

Acontece que o filho não era e nunca foi de José. O filho era de Deus, e Ele como Pai tinha todo o direito de escolher como seria o futuro que Jesus deveria ter.

Assim como o nosso futuro não está sob nossos domínios, a vontade é de Deus, e é Ele quem deve ter o controle para guiar nossas vidas.

A mesma coisa que aconteceu na noite de Belém acontece em nossas vidas, pois todos nós já experimentamos noites escuras em que as coisas fogem totalmente de nosso controle.

Muito provavelmente a sua noite escura não tenha se passado em um estrebaria. Talvez tenha sido em um hospital, um velório, ao lado da lataria amassada de um acidente, na dor de olhar a foto que te traz saudade...

Se as paredes de seu quarto pudessem falar, talvez elas contariam que também já presenciaram seus momentos de desespero.

Mas Deus faz coisas assim. O céu de Belém não foi o primeiro a ouvir os resmungos de alguém confuso com a maneira como Deus trabalha, e com toda certeza não será o ultimo.

Mesmo sem o controle da situação, temos o conforto de que é possível descansar pois a palavra do Senhor mesmo nos diz: "Porque eu bem sei os pensamentos que tenho a vosso respeito, diz o SENHOR; pensamentos de paz, e não de mal, para vos dar o fim que esperais." Jeremias 29:11

Mesmo sem saber para que caminho Deus estava os guiando José foi obediente.

Obedeceu quando o anjo falou para que ele não abandonasse Maria,

Obedeceu quando Deus os mandou sair de Nazaré,

Obedeceu quando as coisas estavam indo bem,

Obedeceu quando as coisas estavam muito ruins.

Deus ainda procura pessoas que não se questionem se é ou não sensato ouvir a voz de Deus. Procura ainda corações obedientes e sensíveis a suas ordens.

Independente da situação que José e Maria estavam vale lembrar que, Deus jamais os abandonou.

Creio que José quando pode ouvir o choro de Jesus que acabara de nascer, teve a mesma certeza.

Quando passamos a entender que os planos não são nossos, e que nossas ansiedades não irão nos confortar podemos desfrutar melhor dos cuidados de Deus para nossas vidas.

"Lance sobre ele toda a vossa ansiedade, porque ele tem cuidado de você"

E o Deus de toda a graça, que em Cristo Jesus vos chamou à sua eterna glória, depois de haverdes padecido um pouco, ele mesmo vos aperfeiçoará, confirmará, fortificará e fortalecerá." ( I Pedro 5:7 e 10)

Nenhum comentário: