domingo, 10 de outubro de 2010

ALGUÉM COMO EU E VOCÊ


A bíblia me conta que Ele se fez carne e habitou entre nós. João 1:14
Ele não veio como rei, não se assentou entre os nobres nomes da época, não foi aclamado como um pop star.

Se Ele estivesse hoje caminhando pelas ruas, muito provavelmente você não o reconheceria. Ele vestiria jeans e camiseta, não seria um dos homens mais atraentes ao caminhar em meio a multidão, não despertaria curiosidade.

Ao contrário do que muitas pessoas imaginam, Jesus era um nome bastante comum pra época.
Na chamada da escola ele não deveria ser o único.
Jesus é derivado do Josué, que foi um nome mencionado já no velho testamento.
O que me permite imaginar que se Jesus estivesse entre nós ele poderia se chamar José, Gabriel, Pedro, Gustavo ...

Descobri a pouco tempo que Barrabás, aquele que foi liberto no lugar de Jesus, também se chamava Jesus. Isto evidencia que Jesus não era e nunca foi um nome de Rei.

Você não encontrará um Jesus clamando por seguidores. Ele nunca quis se tornar uma estátua pregada na parede da igreja ou uma foto que circula na internet. Ele queria somente se tornar tão humano quanto você, sentir tuas dores, saber o peso da responsabilidade que você carrega por existir.

Estudando a palavra de Deus notei que Jesus sempre deu muito valor a eventos como casamentos, velórios e jantares. O único elemento que unia todos os personagens destes eventos era o “estar lá". Jesus priorizava sua presença às pessoas.

Se você o convidasse para ir à sua casa Ele provavelmente iria, te escutaria falar com uma atenção que talvez você nunca tenha recebido, te faria sorrir, riria de seus comentários, talvez contasse piadas, encantaria sua família com sua educação e sensibilidade, faria tudo para que você o convidasse novamente.

Sabe por quê?

Porque Ele sempre quis ser seu amigo.
Ele sempre quis estar contigo. Tornou-se humano também para isso.

Ele também sentiu fome
" E, depois de jejuar quarenta dias e quarenta noites, teve fome." Mat 4:2

Também teve sede
"Depois, vendo Jesus que tudo já estava consumado, para se cumprir a Escritura, disse: Tenho sede!" João 19:28

Também foi pobre
"... Senhor Jesus Cristo, que, sendo rico, se fez pobre por amor de vós, para que, pela sua pobreza, vos tornásseis ricos." 2Cor 8:9

Não tinha uma casa
"Mas Jesus lhe respondeu: As raposas têm seus covis, e as aves do céu, ninhos; mas o Filho do Homem não tem onde reclinar a cabeça."Mat 8:20

Passou por humilhações
" Logo a seguir, os soldados do governador, levando Jesus para o pretório, reuniram em torno dele toda a coorte. Despojando-o das vestes, cobriram-no com um manto escarlate;" Mat 27:27-28

Chorou
"Jesus chorou." João 11:35

Sentiu-se desamparado
"Por volta da hora nona, clamou Jesus em alta voz, dizendo: Eli, Eli, lamá sabactâni? O que quer dizer: Deus meu, Deus meu, por que me desamparaste?" Mat 27:46

Tem como alguém te entender melhor?
Nome comum, família comum, profissão comum, roupas comuns, alguém como eu e você.

Alguém tão bem educado que hoje aguarda o convite para entrar em seu coração, pintar sorrisos em suas paredes, esvaziar teu baú de mágoas, salvar sua vida e caminhar contigo, lado a lado, para todo sempre.

Não deixe alguém tão especial do lado de fora.

Nenhum comentário: