segunda-feira, 20 de junho de 2011

OUVINDO A VOZ DE DEUS


Lanço hoje o desafio da semana.
Você terá como missão encontrar duas pessoas exatamente iguais no mundo.
Acha que consegue?
Sinto lhe informar, mas acredito que você não terá sucesso.
Isso só me faz constatar mais uma vez: Deus é o auge da criatividade.
Sendo assim, por muito nos amar, resolveu Ele criar uma forma diferenciada de falar a cada coração.
Para que Paulo pudesse acreditar em seu amor,Deus o tornou cego e fez com que se gerasse nele um espinho que o fazia lembrar o porquê de não desistir. Deus falou com Paulo através da dor e do escuro. Atos 13 v11 e 2 Coríntios 12 v7
Para que Pedro pudesse acreditar, Cristo o fez andar sobre as águas. Pedro ouviu a voz de Cristo em meio a seus conflitos e medos. Mateus 14
Quando Moisés estava no deserto, pode ouvir a voz de Deus bradando dentre um sarça que ardia em fogo e não se consumia. Deus usou o extraordinário para que Moisés pudesse ouvi-lo. Êxodo 3 v2
Mas dentre todas as histórias da bíblia, não há outra que me chame mais a atenção pela forma de falar de Deus se não a de Jó.
Para que Jó pudesse provar sua fidelidade Deus permitiu que lhe fossem tomados todos os seus tesouros.

Seus filhos morreram soterrados em meio a escombros, seu gado foi todo exterminado por seus inimigos, relâmpagos destruíram suas ovelhas, e antes mesmo que tivesse tempo de entrar em depressão foi assolado por uma lepra terrível.
Jó perdeu sua família, sua riqueza e sua credibilidade.

Seus amigos sabiam exatamente como não consolar alguém. Tudo o que eles alegavam era que algum erro ele deveria ter cometido para estar passando por tais tragédias.

Não existia outra pessoa no momento que merecesse mais ouvir a voz de Deus do que Jó, no entanto Deus se cala durante quase 90% da história do livro que conta sua história.

Pode-se ouvir Jó, seus amigos, sua esposa, seus inimigos... Mas Deus permanece calado.
Talvez você saiba como é.
Momentos em que ouvimos: "vire para a direita”, "siga em frente”, "Pare” de todos, menos da única voz que realmente sabe qual o caminho certo a seguir.
Então Jó começa a reclamar de suas dores e sofrimentos.

Ele inicia sua oração fazendo questão de demonstrar a Deus o quanto estava revoltado: “Eu ainda estou revoltado e me queixo de Deus; não posso parar de gemer. Gostaria de saber onde encontrá-lo; gostaria de ir até o lugar onde ele está, para levar a ele a minha causa e apresentar todas as razões que tenho a meu favor...” Jó 23
Quanta razão. Quanta bravura, Jó parece ser o mais audacioso dos servos do Deus Altíssimo.
Neste momento tudo o que se pode ouvir é sua voz reclamando, reclamando e reclamando.

Após todo o esbravejar de Jó todo o resto do universo se cala. Como uma sala de aula que aguarda pela primeira frase do professor o resto do mundo se aquieta para ouvir a voz de seu criador.

A partir do capítulo 38 você encontrará a voz de Deus falando diretamente à Jó.
Seu discurso começa com nada mais, nada menos que:
"As suas palavras só mostram quão humano você é; quem é você para pôr em dúvida a minha sabedoria? Mostre agora que é valente e responda às perguntas que lhe vou fazer..." Jó 38 v 2 e 3

O Altíssimo responde e vai além; Deus quer ouvir respostas de Jó.
O Criador começa então o interrogatório mais convincente da bíblia
"Onde é que você estava quando criei o mundo?
Você sabe quem resolveu qual seria o tamanho do mundo e quem foi que fez as medições?
Em cima de que estão firmadas as colunas que sustentam a terra? Quem foi que assentou a pedra principal do alicerce do mundo?
Quando o Mar jorrou do ventre da terra, quem foi que fechou os portões para segurá-lo?
...
Jó, você já visitou as nascentes do mar? Já passeou pelo fundo do oceano?
Alguém já lhe mostrou os portões do mundo dos mortos, aquele mundo de escuridão sem fim?
De onde vem a luz, e qual é a origem da escuridão?
...
Você alguma vez visitou os depósitos onde eu guardo a neve e as chuvas de pedra, que ficam reservadas para tempos de sofrimento e para dias de lutas e de guerras?...”

Eu poderia transcrever todas as 50 perguntas que Deus fez, mas todas elas teriam um só sentido:
“Assim que você for capaz de lidar com estas simples questões relacionadas a armazenar estrelas e esticar pescoço de avestruz, teremos uma conversa sobre dor e sofrimento. Mas até lá, não preciso de suas considerações” Max Lucado

A bíblia é clara em dizer que Deus se fez carne e habitou entre nós para sentir, literalmente na pele, quão pesada é sua cruz.
Justamente por isso, e também por ser o engenheiro de sua vida, Ele sabe exatamente como e quando deve falar e agir em sobre seu caminho.

Já a nossa humanidade, não tem HD suficiente para armazenar toda a grandeza do conhecimento de Deus. Por isso Ele nos poupa de ansiedades e nos orienta a lançar sobre Ele nossas dores e preocupações.

Às vezes eu também queria ouvir a voz de Deus tão alta e clara quanto um trovão, mas no fundo eu sei que Ele quer que eu esteja em silencio para ouvir seu sussurrar em meu coração. Ele quer que eu me aquiete para ouvi-lo falar.

Quando a bíblia nos diz: “Aquietai-vos, e sabei que eu sou Deus;...” Salmos 46 v10 Está querendo dizer “Se sou um Deus sábio o suficiente para estabelecer os limites do mar, guardar a neve e as chuvas de pedra, é melhor você se acalmar, porque devo ser sábio para cuidar de sua vida”

Após ouvir a voz de Deus Jó recebe conforto em meio a toda a dor.
Deus também tem uma maneira particular de lhe explicar que Somente Ele é Deus e pode trabalhar em tuas causas. Quem sabe Ele só esteja esperando que você O ouça.
“Deus falou uma vez; duas vezes ouvi isto: que o poder pertence a Deus.” Salmos 62 v 11


Att.
Naiadi Balmant

Nenhum comentário: