segunda-feira, 6 de setembro de 2010

PREPARADO ?



Certa vez li em um livro uma história sobre uma menininha e sua pata que me chamou muita atenção.

A história contava que quando a garotinha tinha cerca de 10 anos de idade, chegou em casa e correu para encontrar sua patinha, como sempre fazia, porém naquele dia , ela acabou por encontrar sua patinha afogada em uma lagoa que havia em seu quintal.

Além da decepção da garotinha, surgiu também uma interrogação aos pais da menina. Como uma pata poderia ter morrido afogada?

Os pais levaram a patinha já morta a um veterinário, e então levaram a questão a ele: “Foi um suicido ou um homicídio?”

A resposta foi breve : “Nem uma coisa nem outra, a pata simplesmente não se preparou adequadamente. “

Sabem, os patos precisam revestir-se de um óleo especial que os torna à prova d’água e que é expelido entre suas asas. Por algum motivo, ela não o fez, e por isso, quando foi nadar, sua penas absorveram a água e ela afundou como uma pedra.

A história pode parece muito simples para você, mas confesso que ela falou muito comigo.

Por alguns momentos passei a me comparar com a patinha da história.

Posso escrever textos que falem do amor de Jesus, ou de como devemos ser cristãos, mas se não estiver preparada provavelmente acabarei por me afogar em alguma lagoa que possa surgir em meu caminho.

E estas lagoas aparecem a todos os momentos. E por mais que eu tente me iludir achando que posso passá-las sozinha, eu não conseguirei.Muito provavelmente você também não consiga.

São lagoas do tipo:

Sou forte o suficiente para parar de beber quando eu quiser.
Sou forte o suficiente para dizer não as más companhias quando eu bem entender.
Sou forte o suficiente para voltar ao primeiro amor quando desejar voltar.
Sou forte o suficiente ... Eu acredito em Deus, e é claro que isso já é o suficiente.

Infelizmente não meu querido. Seria muito mais fácil se tudo acontecesse assim, mas a tal preparação que nos deixa forte não depende de nossas forças.

A palavra de Deus nos fala sobre o quanto devemos nos preparar . Paulo nos diz que precisamos nos “revestir da armadura de Deus” Ef 6 v11, e o ato de se revestir é mencionado muitas vezes na bíblia.

Em 1 Pedro somo recomendados a nos revestir de humildade : “ ... e revesti-vos de humildade, porque Deus resiste aos soberbos mas dá graça aos humildes.” 1Pe 5 v5

Em Lucas Jesus nos diz: “Ficai porém, até sejais revestidos de poder” Lc 24v 49b

E em muitos outros textos somos orientados a estar protegidos, só que muitas vezes nos esquecemos que para estar protegidos é necessário estar revestido.

Assim como os patos precisam de um óleo que os permite estar sobre e não sob a água, nós também precisamos nos recobrir de um óleo preparatório para fazer parte do mundo e não estar sob ele.

Por mais que você as vezes ache que não. A única maneira de se cobrir deste óleo é buscando cada dia mais a presença de Jesus e reconhecendo que sem este “óleo” nos encharcaremos e afundaremos.

Ao relembrar alguns milagres da bíblia pude perceber que , em sua maioria, foram realizados quando os necessitados assumiram que precisavam da proteção de Deus.

Dois destes milagres, já contados em outros textos, nos mostram como afundamos como pedra se não tivermos o óleo que nos protege:

Pedro clamou e Jesus não deixou que ele se afogasse. ( Mt 14 v22-33)

Moisés clamou para que Deus os livrasse da fúria de Faraó e Deus abriu o mar vermelho. (Êx 14 v 15-26)

Sem a proteção de Deus estas historias teriam tido um fim diferente, mas quando reconheceram que não eram capazes sozinhos e que precisavam se preparar, o óleo protetor do espírito santo de Deus pode lhes conceder a força e a proteção que os deixará preparados.

Talvez a patinha não tivesse se dado conta de que não estava preparada. Mas nós temos a noção de quando não estamos em nossa melhor forma espiritual.

Sem Jesus você não caminhará sobre as águas.
Sem Deus você não passará por um mar aberto.
Sem Ele suas asas ficaram encharcadas. Sem Ele você afundará.

Mas com Ele você estará preparado.

Nenhum comentário: