domingo, 19 de setembro de 2010

TÚMULOS E MORTALHAS



Se na época de Cristo houvesse tele jornais, os noticiários revelariam em todas as manchetes: “Tumulo vazio”.
A repórter talvez começasse seu furo de reportagem com:

“ Bom dia, noticia extraordinária!!
Estamos aqui na cena onde aconteceu um mistério.
Nesta sexta feira foi crucificado no Golgota um homem de 33 anos chamado Jesus.

Este homem trabalhava como carpinteiro, mas há cerca de 3 anos passou a viajar pelo interior da Judéia, juntamente com mais 12 homens, pregando uma nova religião onde afirmava ser o filho de Deus.

Contam algumas testemunhas que o numero de pessoas que o seguiam era espantosamente grande, e que por onde ele passava eram realizados milagres.

Ao investigar sua morte, a única explicação que encontramos para a crucificação foi que por conseguir muitos seguidores Jesus acabou por desagradar a grande maioria de líderes religiosos da Palestina. Já as autoridades nos afirmaram, mesmo sem provas, que o homem era acusado de traição e blasfêmia.

Ainda na sexta feira, coincidentemente no mesmo horário em que a cidade ficou em total penumbra, Jesus morreu após grande tortura.

Ele foi tirado da cruz e sepultado em um túmulo doado pelo honrado senador José de Arimatéia. Parece que o senador era um seguidor secreto de Jesus.

Testemunhas nos contam que Nicodemos, o príncipe dos judeus, doou mortalhas de linho fino para que Jesus fosse embalsamado, e então , por fim sepultado.

O tumulo foi fechado por uma pedra muito grande - aquela que vocês podem ver ao fundo da imagem – e guardas de Jerusalém acamparam em frente ao túmulo durante todos os dias para que o corpo não fosse roubado por um dos discípulos.

Hoje, domingo pela manhã, para a surpresa de muitos o túmulo de Jesus amanheceu vazio, e um fato muito curioso é que as mortalhas encontram-se no chão e dobradas dentro da sepultura.

A notícia tem corrido pela cidade, e o mistério permanece como pergunta na cabeça de todos. O que teria acontecido? Onde fora parar o corpo do tal carpinteiro?

Aqui quem fala é Maria para o Jerusalém notícias.”


É claro que a notícia não foi divulgada desta maneira, mas acho que com esta analogia deu pra se ter idéia do tamanho do alvoroço que foi causado em Jerusalém assim que Jesus ressuscitou.

Eu estava lendo a história de morte de Jesus, e desta vez acabei por perceber dois novos personagens que até então nunca tinha reparado.

São eles José de Arimatéia e Nicodemos

Neste texto vamos conhecer um pouquinho mais destes dois discípulos ocultos.


José de Arimatéia – Pelo que pude encontrar sobre este homem na bíblia , consegui perceber que era um bom homem, bem sucedido, justo, bom, discípulo de Cristo, esperava o reino de Deus, porém José possuía algo que lhe afastou de Jesus. José tinha medo.

João em seu evangelho nos conta que Jose era o discípulo mais oculto por ter medo dos judeus

Isto me fez imaginar quantos milagres José deixou de presenciar, quantas maravilhas deixou de assistir, quanto tempo perdeu por ter medo de ser visto ao lado de Jesus.

José não deixou de seguir a Cristo, mais não teve a totalidade de sua presença.

Porém sua história não se encerrou o deixando com a imagem de um medroso. Após a morte de Jesus José foi a Pilatos que era a autoridade maior, e “... e ousadamente foi a Pilatos, e pediu o corpo de Jesus.” ( Marcos 15:43)


Pra mim, foi como se José ao ver seu Mestre sendo castigado por seus pecados abrisse os olhos e enxergasse que não há nenhuma razão para temer quando se luta por Jesus.

Nicodemos – Ele aparece três vezes no Evangelho de João.
No primeiro, e mais famoso, incidente, Nicodemos ,que era o príncipe dos judeus, visita Jesus à noite, presumidamente para evitar detecção por outros da liderança Judaica.

Nesta conversa com Jesus Nicodemos “ ... foi ter de noite com Jesus, e disse-lhe: Rabi, bem sabemos que és Mestre, vindo de Deus; porque ninguém pode fazer estes sinais que tu fazes, se Deus não for com ele.” João 3 v2

Nicodemos é mencionado novamente quando os Fariseus e os principais do sacerdotes procuram prender Jesus enquanto ele freqüentava a Festa do Tabernáculo em Jerusalém (João 7:45-53). Neste momento vemos Nicodemos tentando evitar que a prisão fosse feita : “ Nicodemos, que era um deles (o que de noite fora ter com Jesus), disse-lhes: Porventura condena a nossa lei um homem sem primeiro o ouvir e ter conhecimento do que faz? “ João 7 v 50 -51

Este mesmo Nicodemos, assim como José de Arimatéia , também era um discípulo oculto de Cristo. Era como se os dois não tivessem fé o suficiente para apoiar publicamente a Jesus.

A terceira aparição de Nicodemos se deu junto com José no sepultamento de Jesus. Neste dia a bíblia nos conta que Nicodemos levou consigo generosas quantidades de especiarias para ajudar José a preparar o corpo de Jesus e então colocá-lo no sepulcro, fazendo assim publico seu discipulado.

Ou seja, agora sim podemos concluir. Tanto José quanto Nicodemos só assumiram o papel de discípulos de Jesus após a sua morte.

José ofereceu seu túmulo, e Nicodemos ofereceu sua mortalha.
Ao meu ver, suas oferendas soaram como se eles estivessem tirando as mortalhas da vergonha e saindo do tumulo do medo para assumir perante todos que eram discípulos do amor de Cristo.

É claro que Jesus não precisava destes dois adereços pois sabia que ao terceiro dia ressuscitaria, mas os dois discípulos ocultos precisavam honrar a Jesus assumindo suas posições de servos, nem que isto só tivesse acontecido na hora da morte de seu Mestre.

Acredito que a maneira mais preciosa que Jesus encontrou pra dizer aos dois que aceitava seus sacrifícios, foi quando após o 3º dia foi encontrada o tumulo vazio com as mortalhas dobradas.

Foi como se Jesus estivesse dizendo: José, eu assumi seu tumulo pra que você fosse livre de seus medos, mais agora que você é livre e eu não preciso mais dele.

Nicodemos, eu usei suas mortalhas da vergonha para que você pudesse ser livre delas. Agora nós dois não precisamos mais delas.

E é assim que Jesus age conosco também. Embora você não perceba ele te diz :

Você não precisa mais chorar porque eu já derramei minhas lágrimas por você,
Você não precisa mais ser escravo do pecado, Eu morri por eles.
Não precisa mais sentir dores, por que Eu tomei pra mim todas as suas dores,
Não há mais necessidade de carregar sua cruz sozinho, Eu fui capaz de carregar a minha, te ajudo a carregar a sua também,

...

No terceiro dia Jesus ressurgiu, deixou o túmulo, as mortalhas, as dores, a morte, e apareceu aos seus discípulos.
Tenho pra mim que José e Nicodemos também tiveram o prazer de ver a Jesus após sua ressurreição, pois agora já haviam assumido seus postos de discípulos.

É exatamente este o acordo que Jesus deseja fazer conosco.
Ele nos liberta de túmulos,
mortalhas,
medos,
vergonhas,
tristezas,
pecados,
solidão,
depressão ...

E em troca disto nos colocamos na posição de discípulos do seu amor.
Discípulos ocultos não presenciam milagres, não caminham ao lado de Cristo.
Discípulos públicos são libertos, não precisam mais de túmulos nem mortalhas, nem medos nem vergonhas.

Escolha que tipo de discípulo você quer ser.

Nenhum comentário: