domingo, 29 de agosto de 2010

CONFIANÇA



Entrega o teu caminho ao SENHOR; confia nele, e o mais ele fará. Sl 37 . 5
E o SENHOR os ajudará e os livrará; ele os livrará dos ímpios e os salvará, porquanto confiam nele. Sl 37- 40


Quando criança costumava brincar com meu pai de uma brincadeira muito peculiar de crianças pequenas, eu brincava de confiança.

Talvez você já tenha brincado também, mas não saiba que este era o nome dado a esta brincadeira por minha família.

Confiança consistia em uma só coisa pra mim naquela época. Confiança era quando eu fechava os olhos e simplesmente soltava todo o peso do meu corpo para trás, para que meu pai pudesse me pegar quando eu estivesse muito próxima do chão.

Acredito que todos, ao menos uma vez, já brincaram de confiança.

Para mim naquela época a brincadeira não tinha outro sentido se não sentir o gostoso friozinho na barriga que vinha quando eu lançava meu peso. Eu, se quer podia ligar o nome da brincadeira ao sentimento real de confiança.

Não havia porque ter medo, meu pai estava atrás de mim. Ele certamente iria me segurar. Ele era forte e grande o suficiente para isso.

E eu estava certa. Ele nunca me deixaria cair.

Meu pai sempre fora um exemplo de pai pra mim, o que me ajudou muito a entender a relação pura do amor de Deus para conosco.

Eu ainda não podia entender muita coisa, quando ouvia minha mãe contar do dia em que meu pai quebrou os dentes lançando-se no chão para não deixar meu irmão cair. Tenho pra mim que se necessário fosse , meu pai daria sua vida naquele momento apenas para que meu irmão não sofresse as conseqüências da queda.

Pois bem, depois de alguns anos consegui compreender que confiança não era só uma brincadeira.
Confiança estava além do friozinho na barriga, confiança era deixar de analisar todas as possibilidades de cair no chão e simplesmente ter a certeza de que nenhum mal me aconteceria.

Pois bem, quando passei a pensar desta forma passei a olhar com outros olhos o texto:
“Entrega o teu caminho ao SENHOR; confia nele, e ele o fará." Sl 37 v.5

pois o texto poderia ser escrito como :
Entrega o teu caminho ao Senhor, deixe de analisar todas as possibilidades de erro e o mais Ele fará."

Hoje, com todo o meu "Adultismo" e meus leves, porém perceptíveis, traços de futura engenheira, eu começaria a analisar o meu peso, o impacto que isto poderia causar sobre o chão, e por sua vez, o impacto que isto teria sobre minha cabeça.

Pensaria: “Mas e se bem na hora o telefone tocar? Mas e se meu pai se distrair? Mas e se ele não agüentar?"

Ou seja, eu analisaria todas as possibilidades de erro, e com isso muito provavelmente eu não brincaria mais de confiança, e se brincasse meu medo tiraria toda a diversão da brincadeira.

Talvez todas estas análises só repercutissem em uma só pergunta: Até que ponto vai a minha confiança em meu pai?

Eu acredito que foi exatamente a resposta desta pergunta que Deus desejava quando mandou o povo de Israel para acampar entre 3 montes e o mar.


" Fala aos filhos de Israel que voltem, e que se acampem diante de Pi-Hairote, entre Migdol e o mar, diante de Baal-Zefom; em frente dele assentareis o campo junto ao mar." Êxodo 14. v. 1

Não entendeu?
A história se deu resumidamente assim:

O livro de êxodo conta como foi Deus libertou o povo de Israel que estava como escravo no Egito.

Deus manda Moisés resgatar o povo do Egito que estava vivendo em escravidão.
Moisés vai até Faraó, lhe informa que veio libertar o povo e Faraó não aceita a proposta de Moisés.
Deus manda 7 pragas, e no final destas 7 pragas o coração de Faraó sede.
Faraó libera o povo para ir embora.

Até aqui já foram mais ou menos 13 capítulos de uma bela história.
Porém no capitulo 14 do livro de êxodo, Deus fala a Moisés:

" 2. Fala aos filhos de Israel que voltem, e que se acampem diante de Pi-Hairote, entre Migdol e o mar, diante de Baal-Zefom; em frente dele assentareis o campo junto ao mar.

3. Então Faraó dirá dos filhos de Israel: Estão embaraçados na terra, o deserto os encerrou.
4. E eu endurecerei o coração de Faraó, para que os persiga, e serei glorificado em Faraó e em todo o seu exército, e saberão os egípcios que eu sou o SENHOR. E eles fizeram assim.


( Êxodo 14)

Pra quem não sabe, Pi-Hairote, Migdol e Baal-Zefom eram três montanhas que beiravam o mar vermelho, ou seja, Deus estava mandando o povo para um beco sem saída.

E foi exatamente isto que eu senti quando li esta parte do texto.
Foi como se Deus estivesse dizendo: “Moisés, leva esta multidão para aquele beco sem saída e eu deixarei Faraó furioso para ir atrás de vocês.

E sem perguntar o porquê, sem questionar, sem analisar as possibilidades de erro o povo obedeceu as ordens do Senhor.

Quer maior exemplo de confiança do que isto?

É claro que Moisés sabia o tamanho e a força do Pai que falava com ele. É claro que ele sabia que Deus era capaz de cuidar deles em qualquer situação.

Não posso deixar de mencionar que quando o povo de Israel viu o exército de Faraó se aproximando sentiram medo, e pior, pensaram até em voltar para o cativeiro.

Porém , quando Moisés clamou a Deus e ouviu que deveria marchar e confiar em seu Poder, a confiança no Pai foi restaurada

E foi exatamente isso que aconteceu.
Moisés viveu um dos maiores milagres da humanidade. Deus simplesmente abriu o mar vermelho, fez o povo passar em terra seca e afogou os soldados de Faraó.

" 21. Então Moisés estendeu a sua mão sobre o mar, e o SENHOR fez retirar o mar por um forte vento oriental toda aquela noite; e o mar tornou-se em seco, e as águas foram partidas

22. E os filhos de Israel entraram pelo meio do mar em seco; e as águas foram-lhes como muro à sua direita e à sua esquerda.

23. E os egípcios os seguiram, e entraram atrás deles todos os cavalos de Faraó, os seus carros e os seus cavaleiros, até ao meio do mar.

...
28. Porque as águas, tornando, cobriram os carros e os cavaleiros de todo o exército de Faraó, que os haviam seguido no mar; nenhum deles ficou

29. Mas os filhos de Israel foram pelo meio do mar seco; e as águas foram-lhes como muro à sua mão direita e à sua esquerda.
" ( Êxodo 14)


Deus jamais os deixaria cair. Deus jamais os deixaria afogar. Deus honrou a confiança de Moisés.

E hoje não é diferente, a mesma pergunta aparece pra mim e pra você em "n" situações da vida.

" ATÉ QUE PONTO VOCÊ CONFIA EM MIM?"

Deus testa a minha e a tua confiança na dificuldade querido, sempre foi assim.

A confiança é testado quando o dinheiro esta acabando,
Quando as notas não vão bem,
Quando a tristeza chega,
Quando aquele velho problema volta pra te assombrar,
Quando a saudade aperta o coração,
Quando a doença aparece ...

Deus, assim como meu pai quando eu era criança, é forte o suficiente pra te segurar quando você estiver prestes a cair. E muito mais , ele leva isto as ultimas conseqüências.

Nem que seja preciso sacrificar o seu bem mais precioso só pra te ver sorrir.

Confiar em Deus é ter a certeza que haja o que houver, custe o que custar, Ele nunca te deixará cair.
Confiar em Deus é deixar de analisar todas as possibilidades de erro tendo certeza que elas não ocorreram.
A vida fica mais leve quando se confia em Deus.

Todo pai anseia pela confiança do filho, e Deus anseia e espera pela tua confiança.

Entrega o teu caminho ao SENHOR; confia nele, e o mais ele fará. Sl 37 v.5
E o SENHOR os ajudará e os livrará; ele os livrará dos ímpios e os salvará, porquanto confiam nele. Sl 37 v.40

Nenhum comentário: