domingo, 12 de setembro de 2010

ELE TINHA PLANOS


Dentre os 12 discípulos que Jesus escolheu havia um em particular que era rejeitado pela sociedade. Este era Mateus.

Nos tempos de Jesus, o governo romano coletava diversos impostos do povo palestino.
Pedágios pra transportar mercadorias por terra ou por mar eram recolhidos por coletores particulares, os quais pagavam uma taxa ao governo romano pelo direito de avaliar esses tributos. Os cobradores de impostos auferiam lucros cobrando um imposto mais alto do que a lei permitia.Este coletores eram chamados de publicanos.

Mateus cobrava impostos também dos pescadores que trabalhavam no mar da Galiléia e dos barqueiros que traziam suas mercadorias das cidades situadas no outro lado do lago, ou seja, Mateus não era um simples cobrados de impostos e sim um cobrador de impostos dos pobres.

Os bons costumes eram claros, basicamente um bom judeu não se associaria com publicanos
(Mt 9.10-13).

Caso Jesus pergunta-se a algumas pessoas se realmente valia a pena investir em Mateus a resposta seria : é claro que não, ele é publicano.

Porém em certo dia, após a realização de alguns milagres Jesus passando no caminho viu Mateus
sentado e lhe fez o convite Segue-me, e sem muito pensar Mateus levantou-se e o seguiu.
( Mt 9 v9)

Mateus não havia sido apresentado a Jesus ainda, mas sua vida deveria estar tão sozinha e vazia que ele não precisou de nada mais do que uma palavra pra decidir mudar seu caminho.

Mateus deveria estar cansado de sua maneira de viver.

Jesus disse "Segue-me", e Mateus o seguiu.

A sociedade poderia dizer que ele não valia grande coisa, porém Jesus tinha planos para Mateus.
Tinha planos e investiu para que ele se tornar-se um grande homem usado nas mãos de Deus

Evidentemente, Mateus era um homem rico, porque ele deu um banquete em sua própria casa.
"E numerosos publicanos e outros estavam com eles à mesa" (Lc 5.29).
O simples fato de Mateus possuir casa própria indica que era mias rico do que o publicano típico.
Por causa da natureza de seu trabalho, temos certeza que Mateus sabia ler e escrever. Os documentos de papiro, relacionados com impostos, datados de cerca de 100 dC, indicam que os publicanos eram muito eficientes em matéria de cálculos.

Ou seja, a sociedade via apenas um homem sem muita índole, Jesus viu alguém capaz de escrever o evangelho de maior influencia da bíblia.

Jesus tinha planos para Mateus.

Agora Imagine você com dinheiro para ir até uma concessionária e comprar um carro modelo 2011.
completo, bancos de couro, direção hidráulica, cambio automático, todos os sensores imagináveis.

Você olha, pensa um pouquinho e resolve dar uma volta pra tomar a melhor decisão.

Você atravessa a rua e passa em frente a um ferro velho, lá no ferro velho há um fusca todo quebrado, já não há mais bancos, sem pneus, lataria podre e amassada, vidros quebrados.

Você se anima e descobre que ali está seu carro.

O dono do ferro velho, que à pouco tempo o viu sair da concessionária pensa que você só pode estar enlouquecendo.

Você pede que ele faça o preço, e ele se aproveita para pedir um valor alto pelas condições do fusquinha.

Como você tem planos para o "carro" se dispõe a pagar.

Você o leva pra casa, manda fazer os estofados de couro, reforma a lataria inteira, refaz todo o motor, paga um preço muito maior do que o fusquinha vale só para vê-lo rodando novamente.

Seu orgulho maior agora é passear com o carro e saber que ele é seu.

Fazendo uma analogia, Jesus assim como você na história acima poderia escolher qualquer um.
Poderia escolher somente os poliglotas, os mais ricos, com a ficha mais limpa.
Porém ele escolheu pessoas que assim como Mateus, eu e você.
Pessoas que não tinham muito além de um coração disposto a o amar.

Quando Ele nos escolheu muitos o questionaram, o chamaram de louco.

Porém a bíblia mesmo nos conta que a “ loucura de Deus é mais sábia do que os homens; e a fraqueza de Deus é mais forte do que os homens.”


Jesus nos escolheu, e investiu em nossas vidas para que pudéssemos ser úteis em sua obra.

Assim como o dono do fusquinha acima, Jesus pagou um preço alto por nossas vidas, nos restaurou, nos limpou e nos revalorizou.

E ele não fez isto em vão.
Ele fez isso porque tinha planos.

Se Deus fosse um Deus mesquinho, muito provavelmente nos " reformaria" e nos colocaria em vitrines.
Mas Ele espera mais que isso, Ele quer nos usar.
Ele deseja mostrar através de nossas vidas tudo o que fez conosco.

Assim como na época de Cristo hoje também somos chamados para sermos parte dos planos de Deus.
Assim como foi com os discípulos, Jesus também tem propósitos pra sua vida.

Só Ele tem o poder de restaurar suas feridas, limpar seu coração e te transformar em um belo instrumento usado por Deus, porém ele não invadirá seu coração.

Ele chamou e Mateus resolveu segui-lo, sua vida foi transformada e ele viveu os planos de Deus.

Hoje Ele te chama "Segue-me", e você pode escolher se continuará a ser um espectador sentado a beira do caminho ou se será um personagem da história que Deus planejou.

Um comentário:

yuriwerneck@hotmail.com disse...

Obrigado Naiadi por expor suas convicções de fé e me ajudar a ver novamente a luz da Verdade. Continue escrevendo e cantando o amor de Jesus. Deus te abençoe rica e poderosamente.