domingo, 22 de agosto de 2010

E TU, QUEM DIZES QUE EU SOU?


"E tu, quem dizes que eu sou?!" (Mc 8, 29a)

Foi com esta pergunta que meu dia começou hoje, e foi com esta pergunta que Jesus iniciou uma conversa com seus discípulos.

Jesus foi até seus 12 companheiros, e começou a investigar qual seria a opinião publica ao seu respeito.

Então lhes questionou: “ Quem dizem os homens que eu sou” ( Mc 8, 27), e foi como se Jesus estivesse dizendo, “ o que estão falando ao meu respeito?”

E as respostas começaram a surgir. Alguns respondiam “João Batista”, outros “ Elias” , e outros “ Um dos profetas”.

Eu acredito que foi como se Jesus estivesse ouvindo: “Eles não te conhecem, não sabem ao certo quem Tu és”.

Jesus resolveu, portanto aprofundar sua pesquisa de opinião publica: "E tu, quem dizes que eu sou?" (Mc 8, 29a)

Pra mim essa frase teve o mesmo sentido de “ vocês me conhecem?”, “ sabem quem eu sou?.”

Aí resolvi fazer uma pausa na história e pensar nas inúmeras respostas que Jesus poderia ouvir.

Bartimeu, o cego que teve sua escuridão abolida pelas mãos de Jesus poderia responder:
Sim Jesus, eu te conheço. Sei que és aquele que foi capaz de me tirar de uma vida escura e me fazer enxergar as inúmeras belezas que existem na vida. Tu és que me fez enxergar.”

Lázaro, aquele amigo de Jesus que passou 4 dias morto e depois ressuscitou diria:
Sim Cristo, eu sei quem tu és. És o meu amigo, aquele que repousa em minha casa quando estás passando de viagem.
Aquele que me chamou da morte para a vida. És quem me fez renascer
.”

A viúva que só tinha 3 moedinhas para ofertar diria : “Sim, eu sei quem tu és. És aquele que não se importou com as minhas riquezas, que não olhou para os meu bens. És aquele que conseguiu enxergar a gratidão da minha alma através de 3 moedinhas. És aquele que aceitou minha humilde oferta

O garotinho que emprestou a Jesus 5 pães e 2 peixinhos falaria: “Eu sei que és alguém capaz de realizar milagres, pois, foi o único que foi capaz de saciar uma multidão com o lanche que minha mãe havia preparado para mim. Tu és aquele que saciou uma multidão

A viúva de Naim que tinha seu filho morto diria: “Tu és aquele que teve compaixão do meu sofrimento e que foi capaz de , com apenas um toque, trazer de volta a alegria que havia se esvaído quando meu filho único morreu. Tu és aquele que ressuscitou meu filho

Zaqueu diria: “Ah Jesus, Tu és aquele que se achegou a mim sem se preocupar com todas as injustiças que eu já havia cometido. Foste tu quem me viu em cima de uma árvore e dormiu em minha casa. Tu és quem me tornou alguém melhor

A mulher que sofreu durante 12 anos com um fluxo de sangue diria: “Tu és aquele que derramou sobre mim virtude, e que foi capaz de me curar depois de tantos e tantos anos de sofrimento. Tu és quem me curou.

Acho que já deu pra perceber que eu poderia ficar por páginas e páginas dizendo sobre as inúmeras respostas que teríamos sobre quem é Jesus, mas o que eu gostaria de frisar é que essas pessoas só sabiam dizer com certeza quem era Jesus, pois haviam tido experiências com ele.

Assim também aconteceu com o Pedro, quando Jesus lhes perguntou “E tu, quem dizes que eu sou” Pedro respondeu prontamente: Tu És o Cristo.

Pedro sabia quem era Jesus porque ele havia tido experiências particulares com Ele.

E é assim também conosco.
Eu poderia dizer: Eu sei quem Tu és Jesus. Tu és aquele que foi capaz de preencher o enorme vazio do meu coração, que me livrou da morte, do mundo, do mal ...

Mas essas palavras só terão seu real sentido pra mim, pois eu tenho a noção de quem é Jesus em minha vida.

Sem experiências reais com Jesus sua resposta será apenas: “Jesus é o protagonista do novo testamento”, “ Jesus foi alguém que marcou a história”, enfim as respostas não terão impacto em sua vida.

Quando encontramos e vivenciamos o amor de Deus passamos a perceber que Jesus é o protagonista de nossas vidas, e que ele é quem marca a nossa história.

Eu posso te dizer quem Jesus pode ser em sua vida. Posso dizer que ele pode ser aquele que:
Te fará enxergar uma nova vida,
Pode te fazer renascer,
Aceita tua humilde oferta,
Sacia tua fome,
Ressuscitar tuas alegrias,
Te torna alguém melhor,
Te cura ...

Mas, se você for responder a pergunta tema de nosso texto precisará ter uma resposta única, e não há outra maneira de saber quem é Ele sem conhecê-lo.


"E tu, quem dizes que eu sou?!"

3 comentários:

Unknown disse...

o MELHOR TEXTO!!!

QUEZIA... disse...

És Aquele q me livrou da morte diversas vezes...
Aquele q me curou...
Aquele q me perdoou...
Aquele q me deu esperança...
Aquele a quem eu amo!!!

Anônimo disse...

Linda essa mensagem!estava de um estudo sobre esse tema e encontrei!!!Realmente é isso tudo é muito mais nas nossas vidas! Jesus é e sempre será nosso eterno amor!