segunda-feira, 2 de agosto de 2010

SOL DA JUSTIÇA




Sol da Justiça.
Estas são as palavras de hoje.

Estas são as palavras temas do texto da semana.
Na verdade nem eu sei o por quê, eu só sei que foram estas as palavras que ficaram ecoando em minha mente a semana inteira.

Então eu resolvi procurar o sentido dessas duas palavrinhas, e descobri o seguinte:

Justiça: O termo justiça, de maneira simples, diz respeito à igualdade de todos os cidadãos. É o principio básico de um acordo que objetiva manter a ordem social através da preservação dos direitos em sua forma legal (constitucionalidade das leis) ou na sua aplicação a casos específicos (litígio).

Sol: O Sol pode até ser é a estrela central do Sistema Solar, mas para mim sol também pode ser definido como a luz que ilumina o dia.

Separadas estas palavras podem não fazer muito sentido a este texto, mas juntas elas se tornam nosso enredo principal. Sol da Justiça: A luz que brilha para todos.

Sendo assim, vamos começar.
A primeira história se encontra no capítulo 10 do livro de Marcos, e começa mais ou menos assim:

Jesus e seus discípulos estavam saindo de Jericó, e como já era de costume uma grande multidão o seguia.
Sentado a beira do caminho por onde eles passavam estava Bartimeu. Bartimeu era cego e estava mendigando a beira da estrada.

A vida para Bartimeu se resumia em aguardar que no meio da escuridão de sua cegueira caíssem pequenas esmolas. Isso mantinha Bartimeu.

Quando Bartimeu ouviu que Jesus estava passando começou a clamar, ou seja suplicar em alta voz : Jesus, filho de Davi tem misericórdia de mim.

A multidão até tentou o repreender para que ele se calasse, mas ele clamava cada vez mais ( Mar 10 v48) " Filho de Davi, tem misericórdia de mim!"

Tal clamor fez com que Jesus parasse em meio a multidão. Jesus não somente parou, mas chamou por Bartimeu.
Quando Bartimeu soube que o Mestre estava a lhe chamar imediatamente lançou sua capa fora e foi ter com Jesus.
Jesus perguntou a Bartimeu o que ele desejava, e Bartimeu respondeu " Mestre, que eu tenha vista"
Imediatamente, toda a escuridão de Bartimeu foi se transformando em luz.
A o Sol da Justiça brilhou para Bartimeu e então ele pode ver.

O sol da Justiça brilha para todos. O sol da justiça brilha para aqueles que clamam, brilha para os que conhecem a Jesus e sabem que ele tem o poder de transformar toda a escuridão.

O protagonista da segunda história também vivia na escuridão, e seu nome nem chega a ser mencionado na bíblia.
Sua história se encontra no capítulo 9 do livro de João.
A história deste cego começa semelhante à de Bartimeu.
Jesus também esta andando com seus discípulos, este cego também mendigava pelo caminho, mas a diferença é básica, este cego não conhece a Jesus.

Após uma conversa com os discípulos Jesus explica a eles que se faz necessário a cegueira do homem só tem um motivo, e este motivo é a manifestação da glória de Deus.

Sendo assim Jesus cospe no chão, forma lodo e pede pra que o cego vá se lavar no tanque de Silóe.

O cego vai e volta de lá enxergando.
Quando o homem é questionado sobre onde está aquele que fez com que ele pudesse enxergar o homem responde simplesmente: “Não sei!”

Ele ao contrário de Bartimeu não conhece a Jesus ele se quer sabe quem Jesus é.
Mesmo assim o sol da justiça brilhou para ele.


Porque o sol da justiça é a luz que brilha pra todos. Bilha para os que mesmo sem conhecer o seu poder precisam sair da escuridão.

Sabe aqueles momentos em que tudo parece obscuro demais?
O momento em que no meio da multidão nós somos apenas mais um mendigando luz a beira do caminho?
O momento em que nem conhecemos a solução dos nossos problemas?

É nesse momento que a luz do sol da justiça irradia nossa vida.

Essa luz não se importa com sua condição social, ele brilha igualmente para todos.
Ela não se importa se você esta na escuridão desde que nasceu ou se apenas não se lembra mais do caminho que nos livra das trevas. Ela brilha igualmente para todos.

Isto não é maravilhoso???

A luz do sol da justiça é aquela que aquece a alma, conforta o coração, ilumina o caminho.
O cego da segunda história não ficou sem conhecer a Jesus. Ele o conheceu, reconheceu e o adorou.

Você pode até não saber o que significa viver brilhando em meio a escuridão, pode até não conhecer esta luz, mas essa luz não deixará de brilhar por você apenas porque você não conhece na totalidade o poder que ela tem.

A mesma luz que abriu os olhos de Bartimeu abriu os olhos do cego da segunda históris e livrou também tantas e tantas vidas da escuridão.

A escolha que faz com que essa luz brilhe para todos não depende de você e nem de mim, ou seja o fato de você aceitar ou não o amor de Deus em sua vida não muda o fato desse amor existir.

E esse amor existe, e é capaz de transformar toda treva em luz, todo choro em alegria. É capaz de irradiar seu dia, basta escolher se acolher junto a este sol.

Eu escolhi.

Nenhum comentário: