domingo, 15 de agosto de 2010

PARA SEMPRE OU NUNCA MAIS ?


Qual foi o ultimo pra sempre que você acreditou?

Não sei se é muito pessimismo de minha parte, mas depois de certa altura da vida deixei de acredita na real existência das frases que continham as palavras nunca e para sempre.

Isso representou pra mim como se eu colocasse uma barreira que me impedisse de acreditar em ilusões. E eu poderia apostar que eu não fui a única.

Deixei de acreditar nos “Pra sempre vou te amar” , “ nunca vou te abandonar” , “nossa amizade durará para sempre”, ...

E passei a acreditar que tudo, absolutamente tudo na vida, tem um fim.

Em partes, eu não estava totalmente errada. Somos orientados a acreditar que realmente nada será pra sempre, mas há alguém que tem o poder de mudar essa idéia, e esse alguém é um tal carpinteiro de Nazaré chamado Jesus.

A história de hoje está baseada no capítulo 4 do livro de João no novo testamento, e conta sobre certa mulher Samaritana.

Jesus estava voltando da Judéia e indo para a Galiléia e neste caminho teve de passar em Samaria.
Lá em Samaria Jesus resolveu parar na fonte de Jacó, que era o lugar onde se pegava água, pois estava cansado e já estava tarde (Versículo 6).

De repente chega uma mulher samaritana para tirar água da fonte, o que era muito comum, pois naquele tempo eram as mulheres as responsáveis por buscar a água; mas, o que não era comum, é que esta mulher não é o que nós poderíamos chamar de exemplo da sociedade.

A mulher era de um povo já excluído naquela época, e era adultera. Enfim, aquele tipo de gente que não costuma ter muitos amigos.

Mas, logo que a mulher chegou Jesus rompeu o silêncio dizendo: Dá-me de beber.


A resposta da mulher foi rápida: “Disse-lhe, pois, a mulher Samaritana: Como, sendo tu judeu, me pedes de beber a mim que sou mulher samaritana? (porque os judeus não se comunicam com os samaritanos).” (versículo 9)

A mulher não ficou surpresa somente porque Jesus era judeu e ela samaritana. Ficou surpresa, pois ninguém costumava falar com ela, muito menos pra dividir a mesma água que ela

Todos a rejeitavam.

Mas a conversa entre os dois prossegue e Jesus explica a mulher que se ela pedisse, ele poderia lhe dar a água da vida.
O diálogo continua até que Cristo profere a seguinte frase: “Qualquer que beber desta água tornará a ter sede.
Mas aquele que beber da água que eu lhe der nunca terá sede, porque a água que lhe der se fará nele uma fonte de água que jorre para a vida eterna.
” ( versículos 13b e 14)

Sim, o nunca está grifado na frase acima, e está grifado para que você possa perceber que ele realmente existe na frase, e, mais do que isso, nas palavras de Jesus o “nunca” faz todo o sentido.

Eu não te aconselharia acreditar neste “nunca” se essa frase tivesse sido dita por mim, mas ela foi dita pelo autor da verdade.

A palavra nunca só terá um sentido real quando pronunciada pelo Mestre Jesus, pois Ele, e somente Ele, tem a autoridade para dizer:

Você nunca mais estará sozinho
Eu nunca vou te abandonar
Você nunca mais terá fome
Nunca mais sofrimento
Nunca me esqueci de ti ...

Essa lista poderia ser infinita, pois qualquer frase que possua esta palavra se torna verdade se mencionada pela boca do autor da salvação.

Assim acontece também com o “Pra sempre”.

Quando o escritor disse em Eclesiastes Cap.3 - v.14 “Eu sei que tudo quanto Deus faz durará eternamente; nada se lhe deve acrescentar e nada se lhe deve tirar. E isto faz Deus para que haja temor diante dele.” Ele com toda a certeza já havia experimentado o prazer de acreditar no pra sempre de Deus.

E você, se quiser, também pode acreditar neste pra sempre, não por que eu estou lhe escrevendo que ele existe e sim porque está escrito no livro de verdades absolutas, chamado bíblia.

Pra sempre felicidade
Pra sempre estarei contigo
Pra sempre adorando ao Rei dos reis...

E se depois deste texto as minhas palavras ainda não fizerem muito sentido a você, basta lembrar que os cegos que ele curou nunca mais voltaram para a escuridão, os surdos nunca mais viveram no silencio, a mulher do fluxo de sangue nunca mais sofreu com sua hemorragia, os paralíticos nunca mais se prenderam as suas camas,...

Eu nunca mais fui a mesma depois que o encontrei.

O pra sempre e o nunca mais só fazem sentido na voz do Dono da eternidade.

Nenhum comentário: