domingo, 17 de abril de 2011

SACRIFÍCIOS


Gênesis é o livro das origens. Lá você conhece a história de como este mundo fora criado, e de como nós viemos para aqui.

A história começa descrevendo a criação de céus e terra e depois dos seres humanos, Adão e Eva.
Para eles foi criado um lindo jardim chamado Éden, e este lugar, como tudo o que Deus faz, era perfeito, Lá Deus fez de Adão e Eva seus sócios.

No Éden havia harmonia e paz, entre os humanos, e entre os humanos e Deus. A vergonha ,uma das características hoje mais evidentes da humanidade ainda não existia.

Em meio a este jardim existia também uma árvore chamada “Arvore do conhecimento do bem e do mal” e a orientação (ou seja, o conselho de Deus) era para que nem Adão e nem Eva comessem do fruto desta arvore.

Ainda não existiam regras, apenas uma orientação divina: Não desobedeça a Deus.

E então, surge na história a serpente que possui somente uma missão, a de enganar os humanos, e os fazer acreditar que as orientações de Deus não faziam sentido.
Assim Eva come do fruto proibido, oferece a Adão que também come, e o pecado aparece na história.
Acontece que depois do pecado, a vergonha surgiu. Adão e Eva reconheceram que estavam nus e então se esconderam de Deus.

Deus poderia simplesmente dizer a eles o quanto estava enfurecido com a desobediência e então lançá-los com toda a sua vergonha para fora do jardim.
Mas não foi isso que Deus fez.

Antes de expulsá-los para fora do Éden, a bíblia conta que “Fez o Senhor Deus a Adão e a Eva túnicas de pele e os vestiu” Gênesis 3 v21
Percebe quão grande prova de amor Deus lhes deu?
Não era apenas a primeira roupa que foi criada no mundo.
Deus não estava dizendo “Tomem estas túnicas para que lá fora do jardim vocês não sintam frio”.

A primeira morte havia acontecido. Antes do pecado você só encontrará nova vida nascendo. Mas após o pecado a morte aparece.
Para cobrir a vergonha do pecado de Adão e Eva, Deus foi capaz de sacrificar um de seus animais inocentes.

E então eu te pergunto: O Deus capaz de criar todo o Universo com o poder de suas palavras, não seria capaz de dizer “haja roupas” para vestir Adão e Eva?

É claro que seria, mas quando o assunto tratado é Deus, as coisas vão muito além de nossa forma irresponsável de pensar.

O pecado possui conseqüências, e o primeiro animal morrer para que de sua pele fossem confeccionados as túnicas que cobririam os dois pecadores, era a primeira das muitas conseqüências a humanidade presenciaria.
“Porque o salário do pecado é a morte ... “ Romanos 6 v23a

Foi com a morte que a vergonha que o pecado de Adão e Eva deixou foi coberta, e foi com a morte que os meus e os seus pecados foram perdoados.

Milhares de anos se passaram e então a dívida do pecado ainda continuava a assombrar a humanidade.
Não importava quão amigo de Deus se fosse, a sombra do pecado continuava a perturbar os corações. E foi aí que um novo sacrifício precisou ser feito.

E então Cristo, o cordeiro de Deus, derramou o seu sangue para que desta vez o pecado não fosse encoberto, e sim apagado.

Deus solicita a somatória de todas as nossas dívidas. Todas as que já haviam sido cometidas, e todas as que ainda iremos cometer. E então paga por nossos pecados com preço de sangue inocente.

Sabe o que é o mais impressionante quando contamos esta história?
Que ao contrário do que o mundo tenta nos ensinar, a cruz do sacrifício não foi o final da história, e sim a reescrita de um novo começo.

No sacrifício do Éden, a vergonha do pecado continuou a acompanhar a Adão e Eva, mas no sacrifício da cruz de Cristo, nós conseguimos obter a certeza de que “Não há mais condenação para os que estão em Cristo Jesus”.

Agora não há mais motivos de vergonha - “Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo.” 2Corintios 5 v17

Pela cruz fomos sarados - “Mas ele foi ferido por causa das nossas transgressões, e moído por causa das nossas iniqüidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e pelas suas pisaduras fomos sarados” Isaías 53 v 5

Pela cruz fomos justificados - “ ... Quem intentará acusação contra os escolhidos de Deus? É Deus quem os justifica. “ Romanos 8 v33

Na cruz alçamos a graça - “Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus.” Efésios 2v8

Foi pela sacrifício de Cristo que a condenação do pecado foi trocada pela vida eterna. “Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna, por Cristo Jesus nosso Senhor “ Romanos 6 v23

E então talvez você me diga “Mas Naiadi, se você tivesse noção de tudo o que fiz você não me acharia digno de perdão”
Querido, se você tivesse noção do sacrifício que Jesus fez por nós, você não estaria tão preocupado.

Somente através da cruz recebemos a liberdade.
Liberdade que hoje te permite escolher entre carregar a vergonha de ser pecador, ou permitir que Cristo lance seus pecado no mar do esquecimento.

Se Ele escolheu morrer por você, por que não escolher viver por Ele?

2 comentários:

Lerry San disse...

Gostei!! Até agora não tinha pensado ou relacionado desta forma o sacrificio do animal inocente. Não entendi muito bem o trecho "Antes do pecado você só encontrará nova vida nascendo" mas sobre "Após o pecado a morte aparece" este pra mim é um ponto muito especial, pois além da morte do animalzinho, o homem passa a sofrer também dois tipos de morte: Uma "física" (o fato de todos envelhecerem e morrerem) e o morte espiritual (não ficaram mais na presença de Deus), mas Deus, em sua infinita sabedoria, sabendo de antemão que isso aconteceria preparou uma maneira para que fossemos resgatados. Jesus Cristo ofereceu-se como sacrificio para nos salvar destas duas mortes (ICor 15:21-22). Ao derramar seu sangue no Getsêmani possibilitou que voltassemos a presença de Deus, pois pagou o preço por nossos pecados oferecendo-nos Vida Eterna, o maior de todos os Dons, e no terceiro dia após sua Crucificação, ao Ressucitar venceu à morte física, proporcionando este mesmo privilégio a todos os filhos de Deus. Apesar de serem os melhores E MAIS importantes feitos de toda a historia humana, ainda não foi feito tudo, porque precisamos fazer a nossa parte também.É como podemos aprender em João 15:13-14 "Ninguém tem maior amor do que este, de dar alguém sua vida pelos seus amigos. Vós sereis meus amigos se fizerdes o que eu vos mando" Precisamo aprender quais são as coisas que nosso Savador nos pede, se queremos aceitar e receber essas dadivas que nos dá. Será que temos consciencia plena do que nos é requerido??

Bem, sou grato por nosso Pai e nosso Salvador terem se importado de maneira tão bonita e especial. Compreendo a minha nulidade, mas ser lembrado por Eles me dá força para fazer muitas coisas boas, e me ajuda a compreender o verdadeiro significado de ser um filho de Deus!!

“Mas Naiadi, se você tivesse noção de tudo o que fiz você não me acharia digno de perdão”

Isaias 1:18 Vinde então, e argüi-me, diz o SENHOR: ainda que os vossos pecados sejam como a escarlata, eles se tornarão brancos como a neve; ainda que sejam vermelhos como o carmesim, se tornarão como a branca lã.

Mas para isso precisamos reconhecer quando estamos errados, e fazer o que estiver o nosso alcance. Depois disso recebemos o complemento pela graça.

Anônimo disse...

A graça de Deus é muito linda. Mesmo eu sendo pecador, mesmo eu pecando hoje ou amanha, ele morreu por mim. É um amor que não da pra entender, pq nós muitas vezes não amamos assim, o que nos resta é aceitar esse maravilhoso amor e tentar aproveitá-lo ao máximo. Quando conhecemos esse amor não queremos ficar quietos, as nossas bocas querem falar desse amor ou os nossos dedoes querem escrever sobre esse amor! Esse amor que é incondicional. O pior que muitas vezes não repassamos esse amor, quão grande graça recebemos, mas não passamos adiante: o primeiro que "pisa no nosso pé" agente não quer perdoar. Será que quando agimos dessa forma estamos mostrando o quanto reconhecemos o que Deus fez por nós? Acho que não. A bíblia diz o que recebemos de graças de graça devemos dar. A parabola do servo impiedoso fala sobre isso (mateus 18:21-35).
Naiadi parabéns pelos os seu textos. É muito bom ler sobre o amor de Deus. Que ele continue te ajudando! o/