domingo, 19 de dezembro de 2010

VASOS DE BARRO


7.Temos, porém, este tesouro em vasos de barro, para que a excelência do poder seja de Deus, e não de nós.
8.Em tudo somos atribulados, mas não angustiados; perplexos, mas não desanimados.
9.Perseguidos, mas não desamparados; abatidos, mas não destruídos;
15.Porque tudo isto é por amor de vós, para que a graça, multiplicada por meio de muitos, faça abundar a ação de graças para glória de Deus.
” II Coríntios 4

Eu particularmente sou apaixonada pelas cartas de Paulo, pelo modo tão sábio que ele consegue descrever o que é realmente ser discípulo do Mestre.

Imagine você um perseguidor de cristãos, daqueles que faz o estilo skin head, que acha simplesmente que o mundo inteiro deveria apenas acreditar em suas verdades.

Você deve estar se questionando agora “Paulo era assim?”
Paulo não, mas Saulo era.
Ele perseguia os cristãos como ratos. Os castigava por acreditarem em uma paz que ele próprio não conhecia.
E de repente, como que por u milagre, Jesus tem um encontro com Saulo e muda sua vida, seus pensamentos, sua ideologia e seu nome.

O velho Saulo carrasco se transforma em Paulo, o amável.
O Paulo que começa a ensinar seus tão queridos filhos na fé como é ser um cristão.
Como ser um perseguido.

Como carregar dentro de nossos corações o tesouro mais precioso que há no Universo. A presença de Deus.

Todos nós sabemos que na casa do Pai cada vaso terá seu devido valor. Vasos para honra, para o trabalho, para o louvor, mas não raramente acordamos tendo a certeza de que somos um dos vasos sem nenhuma importância da casa do Pai. O vaso mais feio, mais barato.

Hoje não quero falar dos vasos de porcelana, prata ou ouro; Não quero falar de vasos caros, esteticamente deslumbrantes ou perfeitos.

Quero falar dos vasos de barro, amassados do pós da terra. Aquele que encontramos em cada loja de variedades, não o achamos bonitos, não temos coragem de pagar um alto preço.

Aquele que representa exatamente como eu e você nos sentimos às vezes.

Talvez você venha se questionando sobre o porquê de se apenas um vaso de barro, sonhando em ter o valor das porcelanas ou querendo brilhar como o ouro, mas o texto de Paulo nos leva a entender que a importância não está no vaso e sim o que há no vaso.

Olhe ao seu redor. Procure vasos, e perceberá que os mais utilizados serão os vasos simples.
O oleiro sabe que é preciso muito cuidado para manejar um vaso de muito valor, e com certeza essa não é a intenção dele conosco.

A intenção é transformar um vaso de barro vazio e um vaso de valor por seu conteúdo.
A excelência não está no vaso e sim no que há no caso.

A excelência não está, e nem deve estar, em ti e sim no Senhor Jesus.
Um vaso dentro da casa de Deus que não tem sua presença não tem um porque de ser, pois onde Ele está nada deve chamar mais a atenção do que sua presença;

Ninguém vai para a igreja buscar o vazio, mas sim algo que o preencha.

Deus quer, e sempre quis, te usar.
Te usar como ferramenta e não como atração principal da festas.
Se Ele te fez como vaso de barro foi exatamente para que a presença d’Ele pudesse refletir em tua vida o poder que Ele tem.

E então talvez você deva estar se perguntando: Mas Naiadi, quer dizer que eu nunca terei meu lugar? Quer dizer que somente Deus vai brilhar? Eu nunca serei reconhecido?

Querido, Paulo mesmo nos diz :
“Porque tudo isto é por amor de vós, para que a graça, multiplicada por meio de muitos, faça abundar a ação de graças para glória de Deus.” II Coríntios 4 v15

Deus foi quem te formou, e te fez dependente de uma graça que só Ele tem.
Quando te formou, fez dentro de ti um espaço que só a presença d’Ele pode preencher.
Ele te ama tanto que deseja te dar a oportunidade de ser usado por Ele, sabendo que somente assim você será completo para multiplicar a graça sobre toda uma geração.

Aceite isso, Ele te fez totalmente dependente de sua presença.
Prova disso é a geração de hoje, que tenta a qualquer custo preencher o vazio que há dentro de seus corações.

Vazio que é exatamente do tamanho da presença de Deus.

Pra finalizar, gostaria que você entendesse que ser usado por Deus não significa estar isento das tribulações, angustias e perseguições.

Você não encontrará nas paginas da bíblia Deus projetando o super-homem ou a Mulher-maravilha.
Encontrará Ele te projetando, e mais que isso,o encontrará preparando pra você a verdadeira vida.

Que a presença de Deus possa resplandecer em nós, pequenos vasos de barro, para que a glória seja toda do Pai.

“.se alguém se purificar, será vaso para honra, santificado e idôneo para uso do Senhor, e preparado para toda a boa obra” II Timóteo 2 v21

Nenhum comentário: