terça-feira, 24 de janeiro de 2012
NANANINANÃO
Quem já ficou mais de 5 minutos com o Pedro, com certeza você conhece a palavra não.
Pedro tem apenas 03 anos, mas a cada 10 palavras que diz 08 são não.
“Pedro, você quer comer?” NÃO
“Pedro, vamos tomar banho” Não
“Pedro você gosta da mamãe / papai / vovó / titia?” Não
“Pedro você quer ...” Não
“Mas eu ainda nem te falei o que é” Não.
Como você pode perceber, se há uma palavra predileta no vocabulário do Pedro esta palavra é “NÃO”. Isto o ensinaram muito bem, mas isto muda quando ele a escuta. Como todas as crianças o Pedro não gosta de ser contrariado.
Diga a ele que não deve pegar o Ipod e ele irá chorar.
Que não pode brincar na água e ele irá chorar.
Que não deve fazer bagunça e ele irá chorar.
E se quiser testar, prepare-se ele chora alto.
Uma das únicas situações que você o ouvirá dizer sim é se perguntá-lo “quer presente?”
Se quiser mesmo saber, eu não o julgo. Também detesto ouvir um não. Você não detesta?
Este texto foi escrito pra te fazer entender, que em determinados momentos, gostando você ou não, o não virá. E cuidado, ele bate forte.
Exemplos de Não’s estão inseridos em meio as paginas da bíblia. Deus também diz não.
Quando Jeremias clamou a Deus pedindo misericórdia para com o povo, Deus respondeu “NÃO”
Quando Jó orou a Deus clamando por sua resposta, durante mais de 40 capítulos o “NÃO” de Deus se expressa em forma de silêncio.
Quando Marta e Maria chamam Jesus para que ele vá imediatamente ao encontro de Lázaro, que está enfermo, para então curá-lo. Jesus não alterou sua rota. Ele “não” atendeu o chamado de Marta e Maria. Ele respondeu com uma espécie de “não agora”.
Deus também diz não.
No capítulo 12 de 2 Samuel encontramos um belo exemplo disso.
Davi, o Rei que foi tirado do pasto e posto no trono por Deus, teve um filho com Bate-Seba.
Este filho era fruto do pecado.
Bate-Seba antes de ser esposa de Davi era esposa de Urias. E sua beleza chamou a atenção de Davi.
Enquanto Urias lutava na guerra como guerreiro do trono, Davi usou de seu cargo real para seduzir Bate-Seba, embora isto fosse muito usual aos reis da época, era uma transgressão as leis do Deus de Israel. Deste encontro Bate-Seba engravidou.
Com Urias estava no campo de batalha, não havia outra explicação para a gravidez de Bate-Seba se não o adultério e então para justificar seu erro Davi cometeu um erro maior ainda. ( 2 Samuel 11 )
O Rei expôs Urias a morte, e com isso Bate-Seba tornou-se uma de suas esposas. (2 Samuel 11 v 27)
Bate-Seba teve o bebê. O menino que era fruto de uma relação adúltera nasceu e logo adoeceu gravemente.
Davi por sua vez ficou profundamente abatido e então entrou em uma barganha com Deus.
Durante 7 dias Davi jejuou, orou, vestiu-se de saco, humilhou-se perante a presença de Deus e suplicou pela cura de seu filho.
Durante 7 dias Davi usou o máximo de suas forças para lutar pela cura do menino.
Davi orou, lutou, clamou, chorou, pediu “Deus, por favor, cure meu filho” e depois de 7 dias a resposta veio clara. O menino morreu ( 2 Samuel 11 v18)
Deus disse não a Davi.
Deus disse não a Davi assim como já disse muitas e muitas vezes a mim.
Ele negou-se a atender ao pedido de Davi assim como certamente já negou-se a atender um pedido seu.
O milagre financeiro que você tanto precisava, a cura da doença que os médicos diagnosticaram como impossível, a volta do filho que fugiu de casa, a provisão no momento certo... Aquilo que você tanto precisou, tanto pediu, e não recebeu.
Talvez hoje você esteja profundamente arrasado por ter recebido um não do Senhor.
Quem sabe, você também orou, pediu, chorou e até mesmo suplicou por um milagre, mas o milagre não chegou. E não se trata de um milagre como o de Lázaro que veio mais tarde do que você imaginava, ele simplesmente não veio.
A bíblia nos conta que quando Davi soube da morte de seu bebê levantou-se, tomou banho, perfumou-se, trocou de roupa, foi até o altar do Senhor prestar sua adoração, voltou para casa pediu pão e comeu. (2 Samuel 12 v20)
Davi sabia que a morte de seu filho nada mais foi que juízo divino (2 Samuel 12 v 15-18), e por mais dolorosa que tenha sido a sentença , Deus era sábio o suficiente para merecer sua confiança.
A morte do menino fez com que o Davi corrompido pelo pecado voltasse a ser o Davi rendido ao Deus eterno e Justo.
Não posso garantir que esta seria unica maneira para que Davi se rendesse ao Senhor novamente, mas esta foi a maneira escolhida por Deus, e certamente foi a melhor opção.
Deus é um Deus justo, tanto para os “sim”s quanto para os “não”s .
Tão justo que deu a Davi e Bate-Seba outro filho, filho este que seria mais tarde conhecido como o homem mais sábio de toda a existência, e muito mais importante que toda a sabedoria, um filho amado do Senhor.
“ Então consolou Davi a Bate-Seba, sua mulher, e entrou a ela, e se deitou com ela, e ela deu à luz um filho, e deu-lhe o nome de Salomão; e o SENHOR o amou” (2 Samuel 12 v24)
O mesmo Deus de justiça que matou o primeiro filho de Betseba e Davi é o Deus de amor que lhes deu Salomão.
Deus não é um Deus incoerente, antes que você nascesse Ele já havia te amado o bastante para enviar seu único filho pra morrer em seu lugar. Isto já é uma prova mais do que suficiente de que ele não te diria “não” apenas para te ver sofrer.
Deus não apagará os nãos de sua história. Ele reescreverá um novo parágrafo com novas emoções, novas surpresas. Com o novo pensado por Ele.
Pro Autor da história da vida a palavra “não” não cabe no fechamento da história e sim pra construção de um novo capítulo. O capítulo onde há a virada da história. O capítulo do “felizes para sempre”.
Naiadi Balmant
Referência Pb. Claudio Duarte
Assinar:
Postagens (Atom)